Meu homônimo favorito

No início, me estressava. Era só apresentar meu passaporte, saindo ou entrando no Brasil, para receber de volta um olhar espantado. Em alguns casos um espanto contido, em outros escancarado. Com direito a olhos quase esbugalhados. Seguido da informação de que eu precisava ser atendido por um agente da polícia federal. Que invariavelmente,após um bom tempo e várias verificações misteriosas no computador, me liberava.

Com o tempo fui me acostumando e, ano passado, perguntei ao policial federal em Confins qual motivo do drama. A óbvia resposta: um homônimo barra pesada, com mandato de prisão e impedido de sair (ou entrar) no país. Ossos do ofício, afinal faço parte da grande família Silva.

Desde então fiquei esperto e já vou direto no – usualmente único – agente da PF responsável. Dependendo do dia/horário, já sou reconhecido no setor e, enquanto o policial valida que não sou perigoso, conto piadas ou especulo sobre a carreira criminosa do “Renato Maia Silva”. O outro; minha versão ao avesso; um “Bizarro-Renato Maia Silva”, como nas histórias do Superman.

Acabei desenvolvendo um certo apreço por ele. Suspendendo juízo de valor quanto a escolha inicial pelo lado negro da força, passei a torcer para que faça jus ao nome e seja, pelo menos, bom no que faz. Pior do que um “Renato Maia Silva” bandido, andando por aí, é um “Renato Maia Silva” incompetente. Confesso que cheguei a torcer pela internacionalização da sua carreira, imaginando-o na lista de procurados da Interpol ou similar. Certamente sentiria, la no fundinho, um certo orgulho se também passasse a ser recebido por olhos espantados, ao apresentar meu passaporte em outros países.

Hoje em Confins, o espantado fui eu. Meu amigo policial me informou, sorridente, que meu homônimo favorito foi preso. Embarquei ligeiramente aliviado, por estar livre das verificaçoes adicionais. E bastante desapontado, afinal foram apenas 3 anos foragido! Parece pouco para alguém com este nome…

Deixe uma resposta

