“Liberté, Égalité, Fraternité”

FreedomHouseMap2014Se lembrar das lições da infancia sobre “saber perder” e “saber ganhar” não é suficiente, um pouco de contexto histórico ajuda. O privilegio de participar de uma eleição é algo abolutamente novo em nosso país – 1989 é como “meia hora atrás”, em termos históricos. De acordo com a Freedom House, apenas 45% dos países mundo afora podem ser considerados completamente democráticos, ou livres ! Registram ainda um declínio geral no índice de “liberdade” mundial pelo 8o ano seguido.

Parece bobagem, mas um telefonema do candidato derrotado parabenizando o vencedor é um importante símbolo democrático. E radicalizações de qualquer natureza (“quero que tudo de errado daqui para a frente”,”não tenho nada com isto”, “quero que a região X vire outro país” e outras bobagens do gênero) são símbolos de regimes autoritários (ou da sua criança interior, que dava piti ou levava a bola embora quando perdia a pelada da rua).

Achou ruim ter que escolher entre Dilma, Aecio ou Marina ? Frustado com a vitória apertada da Dilma ? Imagine-se em Cuba, China, Siria, Russia, Venezuela, Egito, Irã, Sudão ou Afeganistão. Imaginou ? Então esconda seu ogro interior e comemore fazer parte da “minoria mundial” que é livre. Aceitando que o voto da Dona Maria Raimunda da Silva (não é minha parente…Não que eu saiba…Talvez seja…vai saber… de Serrinha na Bahia e citada pela The Economist aqui : http://goo.gl/FVNFby) vale o mesmo que o seu. E contando até 10 para tentar entender o encadeamento lógico nos pronunciamentos da nossa Presidenta eleita por mais 4 anos.

2018 tem mais…e, historicamente falando, é daqui a 10 minutos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s